neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CUIDAR DAS PLANTAS NO OUTONO


Como cuidar de suas plantas no outono

Como as espécies se comportam no outono


No Brasil, o outono começa no dia 20 de março e termina em 21 de junho. Por ser um período de transição entre o verão e o inverno, apresenta características dessas duas estações, ainda que amenizadas. As chuvas se reduzem, a temperatura começa a cair e algumas regiões têm que lidar com a chegada dos nevoeiros. As plantas saem de uma época de abundantes chuvas e iluminação e preparam-se para enfrentar períodos de estiagem e baixas temperaturas.
As plantas de sua casa provavelmente enfrentaram com bravura as altas temperaturas e as fortes chuvas do verão. Agora, com a chegada do outono, é hora de deixar seu jardim em clima de descanso para que elas se recuperem e fiquem mais fortes para a batalha do inverno.
Em regiões onde o inverno é mais rigoroso (mais afastadas da linha do Equador), as quatro estações são bem diferentes entre si e o outono é aquela inconfundível época em que as folhas das árvores caem e rapidamente cobrem todo o chão de folhagem amarelada.
Graças à grande extensão do país, é possível acompanhar esse fenômeno da queda das folhas em algumas cidades da região sul, ao mesmo tempo em que espécies como a acácia-mimosa e o gerânio florescem vistosas no norte do país. Outras plantas que florescem no outono são a orquídea catleia, a flor da fortuna (floresce mais próximo do inverno), a camélia (Camellia Sasanqua), o antúrio, as dálias, os cosmos-amarelos, as anêmonas, a bela-emília ou jasmim azul e a pata-de-vaca. Árvores como a Quaresmeira, Paineira e a Castanha-de-macaco também ficam floridas durante o outono.
Agora, se você quer preparar seu jardim para ficar florido na primavera, esta é uma boa época para plantar narcisos, flores-de-lis, calêndulas, amores-perfeitos, sempre-vivas, copos-de-leite, onze-horas, margaridas e cravos. Veja a seguir quais são os cuidados necessários às plantas no outono.



Outono é a época ideal para a faxina do jardim



No outono os raios solares são mais suaves do que nas estações quentes, por isso é preciso dar uma mãozinha para que eles alcancem todas as partes da planta. Para tanto, recomenda-se que os jardins de casa recebam uma boa faxina nesta época, já que, eliminando galhos secos, folhas mortas e outros empecilhos, a iluminação é favorecida, assim como a fotossíntese, que garantirá mais saúde para as plantas enfrentarem o inverno.
Atenção às plantas que irão florir no inverno ou na primavera: elas não devem ser severamente podadas já que isso poderia impedir ou atrapalhar o desenvolvimento de suas flores. O outono também não é a época de se realizar podas educativas, aquelas que direcionam o crescimento das plantas.
Entretanto, para liberar espaço de circulação de ar e incidência de luz entre galhos e folhas, as podas de limpeza são recomendadas. Com uma tesoura apropriada, retire apenas galhos secos e ramos doentes ou improdutivos. A dica é usar instrumentos de poda bem afiados e compridos (possuem maior alcance) para cortar exatamente nos pontos de interseção entre a haste das folhas danificadas e o início do galho ou ramo. Por causa das temperaturas amenas e do clima ainda úmido, o outono é perfeito para realizar também aenxertia de roseiras.
Para garantir que as raízes das plantas recebam suficiente oxigênio, revire suavemente as camadas superiores do solo. A aeração dos terrenos promove plantas mais saudáveis, pois impede que as raízes apodreçam ou que fungos se proliferem.



Adubação, regas e pragas



Depois de limpar os canteiros é hora de identificar falhas de nutrientes nos solos e investir em uma adubação eficiente. O ideal é retirar uma amostra do solo e assegurar que as plantas tenham nitrogênio, fósforo e potássio suficientes para se alimentarem até passar o inverno. O húmus de minhoca é uma adubação natural que costuma ser suficiente porque além de nutrir, promove mais aeração para o solo.Shutterstock
As temperaturas vão ficando gradativamente mais amenas até a chegada do inverno, isso significa que a evaporação da umidade dos solos diminui, ou seja, é preciso diminuir também o número e a intensidade das regas. O outono é a estação do ano que chega após as grandes chuvas de verão que trouxeram abundante umidade para o ar, portanto, nesse período, as regas devem acompanhar a necessidade das plantas.
A dica é manter o solo apenas úmido e jamais encharcado. Por exemplo, se em sua casa você costumava regar diariamente suas plantas, poderá ser necessário passar a regar pelo menos a cada dois dias. O húmus de minhoca ajuda também a manter o solo suficientemente úmido para hidratá-las sem apodrecer-lhes raízes e folhas.
Pelo menos uma vez ao mês, verifique o aparecimento de pragas e fungos no jardim de sua casa. A baixa incidência de luz e maior umidade dos solos podem constituir o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos, especialmente de fungos. Detectando o problema logo no início, fica mais fácil aplicar o tratamento correto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails