neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CAMINHOS PARA SEU JARDIM


Os jardins não apenas enfeitam a casa trazendo a natureza para mais perto de sua família, mas também são terapêuticos por proporcionarem contato com plantas e animais. Para diminuir o impacto dos passos sobre o gramado os caminhos para o jardim são a solução já que as pessoas são orientadas em sua caminhada. Separamos dicas para combinar elementos para deixar o passeio ainda mais agradável.
Selecione pedras de quartzitos de São Tomé em uma variedade aleatória de tamanhos e formas, depois os disponha sobre a grama. A dica para assentar as pedras é colocá-las sobre o gramado e conseguir fazer o desenho que melhor se encaixa em seu espaço, espalhar areia sobre as pedras, deixando que ela transborde pelas beiradas e marcar o lugar onde ficarão as pedras. Depois retire as pedras, cave o gramado e recoloque-as.
Os caminhos assim dispostos ao nível do solo são mais seguros nos casos em que o jardim é pouco iluminado ou não possui iluminação, já que sem mudanças bruscas de nível há menos chances de acidentes. A simplescombinação de materiais diferentes pode criar texturas que tornam as passagens entre árvores e flores ainda mais interessantes. Caso haja desnível no terreno, crie uma sutil escada usando blocos de arenito rosa (40 x 40 cm) e envolva o entorno com cascas de pinus para dar uma atmosfera outonal ao jardim.

A ideia é simples e eficaz: criar caminhos curvos traz mais fluidez ao andar entre os jardins. Como os elementos da natureza são, muitas vezes, originalmente arredondados, caminhos assim parecem mais harmoniosos. Plantas adornando a trilha adicionam cor e textura aos limites entre o concreto e a grama. Caso opte pelo uso de seixos, lembre-se que os maiores permitem uma caminhada mais confortável. Utilizar cascos de São Tomé entremeados por pedriscos também é uma boa opção.
Torne as passarelas ainda mais interessantes acrescentando elementos arquitetônicos como pórticos e pontes. Assim, os caminhos passam a oferecer diferentes interações com a natureza. Mesmo que seu jardim não possua elementos com água, uma discreta ponte colocada em algum ponto estratégico (na parte mais arenosa ou acidentada do terreno, por exemplo) pode elevar a vista do jardim. Já os pórticos permitem a apreciação mais próxima de suas flores preferidas.
Ponte em jardim
Acrescentar bancos nas áreas que considere apropriadas para um bate-papo com os amigos ou para simples contemplação da natureza também é uma boa ideia para os que preferem um jardim mais amigável ao invés do tipo mais selvagem.

Blocos de granilite lavado combinados a blocos de grama podem criar desenhos divertidos, imitando o jogo da amarelinha, um jogo de xadrez ou diferentes formas geométricas. Os caminhos assim se tornam inusitados, causam surpresa e podem deixar sua marca registrada em seu próprio jardim, só depende da sua imaginação. Outra opção é criar desenhos usando brita e pedras claras moídas.
A madeira é um material perfeito para criar rusticidade com beleza ao se misturar perfeitamente à natureza, mesmo quando o desenho é planejado geometricamente. Ela pode servir também para deixar trilhas feitas de pedriscos e seixos mais confortáveis ao andar.
Lembre-se de que a durabilidade, praticidade e facilidade de manutenção são importantes fatores a serem analisados na escolha dos materiais que comporão os caminhos. Como o calçamento ficará exposto às intempéries da natureza, investir em materiais de má qualidade pode trazer dores de cabeça.
Desenhe um rascunho da planta do jardim com o cuidado de colocar todos os elementos presentes e não se esqueça de definir os espaços necessários para que o jardim cumpra seus objetivos, que podem incluir uma área do gramado para recreação das crianças ou para refeições ao ar livre. Só depois planeje as trilhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails