neve

quarta-feira, 29 de junho de 2011

HORTA NO MUROS COM GARRAFAS PETS




Acredite: é possível ter temperos sempre à mão em casa, ainda que você não disponha de muito espaço ou de recursos financeiros. A ideia partiu de Marcelo Rosenbaum, que a executou em uma das edições do quadro "Lar, doce lar", exibido no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. O designer aproveitou o muro do corredor desta casa, no bairro Itaim Paulista, em São Paulo, para criar uma horta vertical. No lugar de vasos, foram utilizadas embalagens de refrigerantes, recortadas e penduradas com cordinhas. “A garrafa PET é uma invenção que deu certo em termos econômicos, mas vem trazendo uma dor de cabeça quando pensamos na enorme degradação do meio ambiente causada por ela”, diz Rosenbaum em seu blog. “Esta é uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas”, completa.
A garrafa PET é uma invenção que deu certo em termos econômicos, mas vem trazendo uma dor de cabeça quando pensamos na enorme degradação do Meio Ambiente causada por ela.
Buscar alternativas para sua reutilização tem sido um esforço da sociedade em diversos lugares do Brasil, como já constatei nas minhas andanças pelo país.
As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. A idéia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. É uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas.
// MATERIAL
- Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa;
- Tesoura
- Corda ou varal ou arame
- Terra
- Muda de planta
// MODO DE FAZER
Corte a garrafa PET, como na foto abaixo.

Para fixar as garrafas, devemos fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na tampa. Dá pra entender direitinho olhando bem a foto acima.
Com uma corda, ou arame passa por um furo e sai pelo outro, sem precisar amarrar. Depois, basta esticar e fixar a corda na parede.


14 comentários:

  1. Parabéns !Gostei muito e vou começar a guardar garrafas pét para iniciar a minha parede. Ficou uma dúvida: colocando várias garrafas em dois fios, como explicado acima, se forem várias garrafas, não haverá a possibilidade da garrafa de cima se mover para baixo ? Elas ficam mesmo soltas umas sobre as outras ? E sobre orquideas (outra paixão minha) vc tem algum trabalho que mostre como organizar e cuidar dessa planta com pets ? Seria viável ??? Obrigada ! mnmori@osite.com.br - Nina

    ResponderExcluir
  2. olá!
    uma duvida!
    mas a garrafa pet não cai para baixo como ele fica fixada sem escorregar para baixo?
    devo fazer um nó nos final do barbante?

    ResponderExcluir
  3. olá!
    uma duvida!
    E muio legal mas da para fazer ,com um garrafa de 2 litros ?

    ResponderExcluir
  4. oi bom dia uma duvida nao to entendendo como fixas garrafas na parede

    ResponderExcluir
  5. Oi uma dúvida va segurar a corda sem dar o nó, não vai escorregar?

    ResponderExcluir
  6. RESPOSTAS
    As pets são fixadas de baixo para cima, sem nós, elas se fixas individualmente e não escorregam uma por cima da outra. Usem barbantes super fortes ou arames de aço que não enferruja. Usem tantas pets quanto bastem a altura do muro/
    Pode ser feitas com pets de um litro e de dois litros, todas iguais devido ao peso equacionado

    ResponderExcluir
  7. Podem ser presos os duplos cabos de arame ou cordão em ganchos ou parafusos colocados com broca para dar sustentação devido ao peso.

    ResponderExcluir
  8. Oi...por onde escoa a agua? Tem furos embaixo de cada pet?

    ResponderExcluir
  9. oi...eu quero saber se pode plantar coento,cebolinho e alface?

    ResponderExcluir
  10. TRABALHE SEM SAIR DE CASA:
    http://www.e-mai.net/divulgare2013

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu post.
    Apliquei uma das idéias na minha casa e ficou excelente e Alfaces crescendo nas garrafas PET:
    http://ecotrecos.blogspot.com/2013/08/plantando-alface-em-vaso-jardineira-ou.html

    ResponderExcluir
  12. http://www.ciclovivo.com.br/media/imagens/rosembaum-01-490x358.jpg

    ResponderExcluir
  13. http://www.ciclovivo.com.br/media/imagens/rosembaum-021-490x358.jpg

    ResponderExcluir
  14. oiii não seria melhor dar um nó abaixo da garrafa pet?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails