neve

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PLANTAS NA VARANDA

 Ter um terraço junto à sala é um privilégio bem aproveitado pelo morador desta cobertura. Isso graças ao jardim com ares mediterrâneos, marcado por ramagens verde-oliva e sutis toques coloridos das flores azulzinho (1) e lavanda (2).
 O mix de espécies inclui ainda minigardênias (3) e jasminsdos-açores (4), que liberam uma deliciosa fragrância quando tocadas pela brisa. O projeto, pensado para aguçar os sentidos, foi executado em 15 dias. Antes de assentar os pedriscos e o deque de cumaru, aplicou-se manta de drenagem. “Como o imóvel é alugado, ela preserva o piso original de cerâmica”, conta Silvio Sanchez, da Grama e Flor, autor da proposta. Aplicados sobre o piso de pedriscos, o deque modular de madeira leva a duas poltronas com futons  e garden seats . Os esguios pinheiros kaizuka (5) fazem o contraponto com os vasos de buxinhos (6) e garantem um exuberante jogo de formas. Entre os cuidados do jardim, rega diária e podas a cada dois meses.
 “Optei por vasos com touceiras de folhas largas e árvores de folhas miúdas”.
 Já se tornou um ritual. Ao chegar do trabalho, o morador usa a varanda como um espaço de alongamento e meditação. Mas nem sempre foi assim. A ala ficou esquecida por um tempo, mesmo depois de fechada com painéis de vidro para afastar o barulho da rua. Coube ao paisagista Alexandre Fang a transformação, iniciada com a retirada da porta-balcão, que separava sala e sacada. “Depois, forrei o piso com pedrisco e módulos de madeira (Deckform).” Compacto, o espaço de 6 m traz apenas dois vasos de dracena-de-madagascar (1) e outro de pacová (2). A atração é o painel do jardim vertical instalado na parede, previamente impermeabilizada.  Doze espécies foram reunidas num painel de madeira com placas de fibra de coco
Painéis de vidro corrediços são uma opção para o fechamento da varanda. Entre as espécies plantadas em vasos, strelítziaaugusta-branca (1), romã (2) e bambu-mossô (3). (REVISTA CASA JARDIM)

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails