neve

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CLONAGEM DE PLANTAS


Embrapa apresenta biorreator para clonagem de plantas


Cláudio Bezerra/Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou na 10ª edição da Tecnoshow Comigo 2011, realizada de 12 a 16 de abril em Rio Verde, GO, obiorreator para clonagem de mudas de plantas.

Desenvolvido e patenteado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o equipamento é capaz de multiplicar mudas de plantas com higiene, segurança e economia a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento. Os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, são armazenados no biorreator, que produz plantas de forma semiautomática. A produção é monitorada e as condições de cultivo são controladas, com menor manipulação das culturas.

“O biorreator reduz significativamente os custos com mão de obra, além de acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade. Por isso, representa uma ótima opção para as empresas de fruticultura, produção de plantas ornamentais,reflorestamentopapel celulose e madeireiras”, afirma o pesquisador João Batista Teixeira, responsável pelo equipamento.

O biorreator também apresenta vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção de muda, como adaptação a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças; e redução do custo total por unidade produzida.




Biorreator para clonagem de mudas chega ao setor produtivo


Um equipamento capaz de multiplicar mudas de plantas com muito mais higiene, segurança e economia. Esse é o biorreator, uma espécie de "fábrica de plantas", que foi desenvolvido e patenteado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Biorreator para clonagem de mudas chega ao setor produtivo
O produto estará à mostra no estande da Embrapa durante a 134ª Feira Botânica do Shopping CasaPark na capital federal entre os dias 27 e 29 de novembro.

O biorreator funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento. Esse equipamento contém os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, e visa produzir plantas de forma semi-automática, com monitoramento e controledas condições de cultivo, além de uma menor manipulação das culturas.

O biorreator apresenta muitas vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção de mudascomo: aceleração do processo de multiplicação de plantas de interesse agronômico; adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças e redução do custo total por muda produzida.

Embrapa e empresa privada levam a tecnologia ao setor produtivo

Essas vantagens despertaram o interesse da empresa Bioclone Produção de Mudas Ltda, de Fortaleza, CE, que já fazia parte do Programa de Incubação da Embrapa desde 2008, sendo incubada do Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC com tecnologia daEmbrapa Agroindústria Tropical, para produção de mudas de frutas e cana de açúcar.

Segundo o pesquisador da Bioclone, Roberto Caracas, o equipamento será fundamental para acelerar a produção de mudas de abacaxi, banana e cana-de-açúcar, além de resultar na obtenção de plantas clonadas, ou seja, com mais uniformidade e qualidade para atender às exigências do mercado consumidor.

No dia 18 de novembro, durante a solenidade em homenagem ao 35º aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o repasse da tecnologia de biorreator para a empresa Bioclone consagrou mais um exemplo bem sucedido de parceria público-privada. O contrato assinado entre as duas instituições prevê trabalho conjunto para a montagem do equipamento, testes e treinamento técnico, de forma a garantir a sua utilização adequada.

"O biorreator reduz significativamente os custos com mão-de-obra, além de acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade e, por isso, representa uma ótima opção para as empresas de fruticultura, produção de plantas ornamentais, reflorestamento, papel e celulose, madeireiras etc.", afirma o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia que desenvolveu o equipamento, João Batista Teixeira

Serviço

A 134ª Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece nos dias 27 e 28 (sexta-feira e sábado), das 10 às 22 horas e no domingo, dia 29 de novembro, de 12 às 20 horas.

Fernanda DinizEmbrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4769 e 3340-3672 / 
www.cenargen.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails