neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Trepadeiras tropicais


Trepadeiras tropicais: 1 - Primavera

Considerada a rainha das trepadeiras. Quer saber porque?


A Primavera é considerada a rainha das trepadeiras por ser de fácil cultivo, pouco exigente em água e solo, além de ser muito resistente para pragas comuns em jardins.
O nome cientifico é Boungainvillea em homenagem a L. Bougainville, que foi o botânico francês que qualificou a sua espécie.
Ela é uma planta para clima tropical e sub-tropical (suporta geadas moderadas) e é altamente resistente ao calor e falta d´água, exigindo poucos cuidados. Prefere solo drenado, gosta de plena luz, tem um crescimento rápido e floração intensa.
A variedade da foto é uma primavera glabra que pode, quando podada, em um tronco, só formar uma arboreta de intensa floração especialmente no verão ou se esparramar apoiada em tutores formando uma cascata de flores que se debruça sobre o chão num diâmetro de cinco metros ou mais.
Como adubação, recomendamos o uso de torta de mamona e farinha de ossos, duas vezes por ano.
Utilização:
A - Como cerca de vedação em áreas grandes, necessitando de podas freqüentes.
B - Como elemento para quiosques ou caramanchões.
C - Como um tufo floral num canto de jardim.
D - Suportando uma coluna de terraço ou moldura de janela.
As outras primaveras são mais arbustivas, com cachos pequenos e formam "cascatas" menores, são encontradas principalmente nas cores: rosa clarinho, cor-de-maravilha, branca, fúcsia, alaranjada e vermelha.
Propagação: Cortar estacas em agosto; enterrá-las em vaso ou solo em uma mistura de terra e areia; e quando saírem os brotos replanta-lá.
Curiosidades: As flores da primavera botanicamente não são flores. A flor propriamente dita encontra-se no seu miolo.

Um comentário:

  1. Um artigo que me foi bastante útil, dado que pretendo chamar atenção pela defesa das plantas nas cidades moçambicanas.

    Aquele abraço
    Fernando

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails