neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Soluções para substituir os agrotóxicos


Soluções para substituir os agrotóxicos

Conheça pesticidas naturais.

Nosso planeta está sobrecarregado de resíduos tóxicos. O desmatamento, a poluição nas cidades, nos campos, rios e oceanos, deixam-nos constantemente expostos a diferentes tipos de toxinas.
Mesmo quando optamos por uma alimentação saudável, encontramos dificuldades em adquirir alimentos orgânicos que não possuam quaisquer vestígios de venenos - os agrotóxicos - utilizados em sua produção.
Mas você sabia que não é preciso ter muito espaço em casa para cultivar sua própria horta. Uma hortinha de cheiros em apenas 1m² do meu jardim, com tomilho, lavanda, salsa, manjericão, boldo e cebolinha. Além de trazer o verde à sua decoração, você poderá colher verduras e ervas fresquinhas e livres dos agrotóxicos?

Soluções ecologicamente corretas para substituir os agrotóxicos

Claro que esta hortinha está sujeita a pragas, bem como todas as plantas e paisagismos, mas existem soluções ecológicas que substituem agrotóxicos. Vamos a elas! Use pesticidas naturais para exterminar.
Soluções para substituir os agrotóxicos
  • Besouros: coloque chá de arrudas misturado com óleo mineral emulsionável.
  • Formigas: plante gergelim próximo à horta ou observe enquanto as formigas levam as folhas cortadas, o local exato do formigueiro e, então, tampe sua abertura.
  • Fungos: pulverize com chá de cebola picada bem miúda.
  • Grilos: plante tajete (flor de defundo amarelinha) perto de sua horta.
  • Lesmas e caracóis: corte pedacinhos de batata crua, abóbora ou chuchu, salpique com bastante sal e, durante a noite, espalhe-os nos locais infestados.
  • Mariposas e lagartas: plante alecrim, menta, losna ou sálvia e faça uma catação manual.
  • Moscas, pernilongos ou mosca branca: Plante citronela, amasse as folhas e bata para o cheiro evaporar. Também pode-se aquecer em água, ou ainda, usar uma colher (de sopa) de essência de citronela para um litro de água.
  • Pulgões, cochonilhas e grilos: ferva em água fumo de rolo com restinhos de sabão. Depois é só pulverizar a mistura.
Soluções  para substituir os agrotóxicos
Felizmente, muitas pessoas estão despertando para questões ambientais e de saúde que envolvem o uso maciço de agrotóxicos e pesticidas.
Se cada um de nós fizer a sua parte, juntos construiremos uma corrente poderosa com o intuito de melhorar essa situação e trazer mais saúde e qualidade de vida para nossa casa e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails