neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PREPARO DO JARDIM PARA A PRIMAVERA


Preparo do Jardim para a Primavera

O inverno é uma ótima época para preparar seu jardim!




O inverno é uma ótima época para preparar seu jardim, para que na primavera ele esteja esplendoroso!!!!
Em primeiro lugar vamos fazer uma faxina... Retire todas as folhas secas e aquelas que estiverem feias, parecendo doentes. Observe as árvores e os arbustos e veja os galhos que tiram a sintonia do conjunto. É época de podá-los. Corte-os bem rente ao caule e não deixe tocos. Para os galhos mais grossos usamos um serrotinho e para os finos podamos com a tesoura de poda. Após o corte, é indicado passar um produto como calda bordalesa (ou similar) encontrado nas lojas especializadas. Ele é um cicatrizante para que não haja perda de seiva. As azaléias que estão terminando a floração também devem ser podadas nas pontas. Após as podas dos galhos secos e de formação, vamos cuidar do restante.
A terra também deve ser preparada para a explosão de vida da primavera! Vamos afofar a terra para deixá-la bem aerada e adubá-la com nutrientes que permitirão flores e frutos na primavera:
1- Colocação de calcário para corrigir a acidez da terra.
2- Leve mistura de areia para corrigir a compactação.
3- Colocação de composto orgânico para enriquecê-la.
4- Adubação orgânica complementar com esterco animal curtido.
5- Adubação química com npk 10-10-10.
Após este trabalho irrigar abundantemente para obter melhor absorção dos elementos químicos.
Quanto as árvores frutíferas que frutificam de outubro a março (como jabuticaba, pitanga, acerola e uvaia), é conveniente adubá-las com 50grs de adubo químico 4-14-8 diluídas em  1 balde de água que será lentamente despejado a uma distância de 50 cm ao redor do caule. Fazer isso a cada 20 dias, especialmentese quiser comer muitas frutinhas.
Se o seu caso não forem frutas, mas flores... O procedimento é outro...
É muito fácil preparar a terra para canteiros florais, se não tiver espaço, vasos ou jardineiras. Para cada metro quadrado (ou seja, cada espaço de 1,00x1,00 metro) de área de canteiro, você vai precisar de: 20 litros (ou uma lata) de composto orgânico ou húmus curtido, 200 gramas de calcário e 50 gramas de adubo químico npk 10-10-10.
Escolha a forração floral que mais lhe agradar, pode ser: Rabo-de gato, evolvulus, torrenia, Maria-sem-vergonha, onze horas, begônias, dentre tantas disponíveis nas lojas de jardinagem. Prepare o local arrancando com uma enxada quaisquer ervas daninhas existentes, tenha o cuidado de arrancar com a raiz para que elas não voltem a brotar. Afofe bem a terra, e espalhe o calcário para equilibrar o pH do solo. Coloque o composto orgânico e por cima dele o adubo químico, podendo acrescentar esterco curtido só recomendo muito cuidado com esterco de galinha, que é muito forte e pode queimar as plantas. Com a ajuda da enxada revolva, misture tudo com a camada de terra abaixo (cerca de 15 cm). Plante as mudinhas com cuidado, mas firmando bem ao solo, regue em abundância no primeiro dia para ajudar as plantas a enraizar, depois regar três vezes por semana e é só esperar a primavera chegar trazendo-lhe muitas flores!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails