neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PLANTAS MEDICINAIS


Espécies de plantas medicinais


As plantas medicinais são capazes de prevenir, aliviar sintomas e até mesmo promover a cura de enfermidades. Na antiguidade era a principal opção para o tratamento de doenças. Atualmente, pesquisas científicas já comprovaram muitas propriedades medicinais de várias espécies.
Veja a seguir um mix interessante de espécies de plantas medicinais para compor o paisagismo de sua casa econsidere as particularidades de cada espécie antes de plantá-las.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

alecrim
Pode ser usado como tempero e combina muito bem com carnes de porco. Tem efeito estimulante contra o cansaço mental, contra doenças respiratórias e é considerado um antidepressivo natural.
Dicas de cultivo - É uma planta fácil de cultivar. Ainda que pareça estranho, o alecrim gosta de solos pobres em nutrientes e bem drenados. Só regue quando a terra do vaso estiver seca e deixe-o tomar sol o dia todo.

Aneto/Endro (Anethum graveolens)

aneto/endro
Esta herbácea possui um aroma semelhante ao da erva-doce e também pode ser usada na fabricação de pães. Pode temperar carnes de peixe e frango. Tanto suas folhas frescas quanto suas sementes, inteiras ou moídas, são aproveitadas.
O chá feito com suas sementes alivia cólicas, insônia, problemas estomacais e do intestino . As folhas frescas podem ser usadas em compressas para melhorar inflamações.
Dicas de cultivo - O endro é um arbusto baixo, cresce de 20 cm a 1 metro. Em seu ciclo anual produz flores amarelas e frutos pequenos com sementes marrons. Suporta bem as temperaturas baixas, prefere solos arenosos e bem drenados. As regas devem ser diárias, mantendo o solo úmido e nunca encharcado, já que a umidade excessiva em torno de suas raízes pode prejudicar seu desenvolvimento. Ideal plantá-lo entre fevereiro e março. A germinação ocorre entre o décimo quarto e o vigésimo primeiro dia depois do plantio.

Boldo(Peumus boldus)

É bom para o estômago quando macerado em um copo d'água. Funciona contra vômitos, enjoos e tem ação digestiva.
Dicas de cultivo - o boldo não necessita de solos especiais para ser cultivado. Basta regá-lo diariamente no início do cultivo. Suas folhas podem ser colhidas cerca de três meses após o plantio.

Funcho ou erva-doce (Pimpinella anisus)

funcho ou erva-doce
O chá de erva-doce tem sabor suave. É digestivo, calmante e expectorante.
Dicas para o cultivo - A erva-doce gosta de solos bem drenados, não compactados e com boa iluminação, portanto não devem ser plantada sob árvores ou outras plantas mais altas.

Hortelã-pimenta (Mentha piperita)

hortelã-pimenta
A hortelã pode ser utilizada como tempero ou em chás. Atua contra dores de cabeça, alivia os sintomas de doenças respiratórias e pode ser usada como vermífugo natural.
Dicas de cultivo - As hortelãs preferem solos úmidos e com matéria orgânica. Como se multiplicam com facilidade, podem ser utilizadas como cercadura em canteiros.
Na hora de escolher qual erva plantar, avalie quais seriam as ervas medicinais mais importantes para ter em sua casa, por exemplo, se tiver problemas de estômago considere plantar boldo e hortelã. Veja também como usar as plantas medicinais como tempero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails