neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Manejo caseiro de doenças e pragas


Manejo caseiro de doenças e pragas

Dicas de receitas caseiras que podem ser usadas com sucesso.


Principalmente na primavera e verão aparecem visitas indesejáveis no jardim, podem ser insetos, ervas daninhas ou doenças. Quando isso acontece o melhor a fazer é evitar o uso de pesticidas, já que são difíceis de comprar e perigosos na aplicação. Abaixo vamos descrever algumas receitas caseiras que podem ser aplicadas com sucesso.
• Doenças:
Nesse caso o melhor é prevenir retirando plantas que estejam murchas ou com as folhas amarelas, mantenha o solo fértil com adubo NPK 4-14-8 ou esterco curtido, húmus. Evite encharcar demais a planta colocando água sobre um solo ainda úmido, pois ao invés de ajudar pode causar apodrecimento de raízes e favorecer fungos.

• Pragas:
Os insetos visíveis devem ser retirados manualmente e mortos.
Caramujos e lesmas podem ser atraídos por sacos de estopa molhados com leite ou pedacinhos de batata envoltos em sal, deixados à noite pelo terreno.
Um inseticida caseiro para uso geral pode ser feito: fervendo 20 g de fumo de rolo em um litro de água, depois é só coar e pulverizar.
Para evitar formigas coloque ao redor dos canteiros por cima da terra farinha de ossos, casca de ovo moído ou carvão.
Para finalizar, mesmo um inseticida caseiro deve ser aplicado com alguns cuidados: não pulverize contra o vento e após o térmico da aplicação troque de roupa e lave muito bem as mãos.
Se você tiver espaço que tal experimentar plantar alguns pés de alface, rabanete e cheiro verde? Quem mora nos grandes centros encontra essas mudinhas já prontas. Além de ser saudável, as crianças podem participar. Elas aprenderão a amar o verde e a comer saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails