neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

COMO PLANTAR ROSAS


Roseiras

Aprenda como plantar e como cuidar!




A Rosa é nativa apenas no hemisfério norte. No Brasil vieram trazidas pelos jesuítas em meados de 1500. Eram utilizadas nas cerimônias religiosas.
No inicio de século XX era famoso o roseiral dos Jardins Franceses do Parque da Independência em São Paulo construído entre 1904 e 1909.
Na década de 1960, o então prefeito de São Paulo, Brigadeiro Faria Lima construiu no Parque do Ibirapuera um grande roseiral de 6000 mudas, mas foram abandonadas e a área virou um gramado...
Existem mais de 200 espécies de rosas silvestres e mais de 30.000 híbridas (resultado de cruzamentos e recruzamentos).
Para cultivar rosas é preciso um local bem ensolarado (pelo menos 7 horas diárias de sol) e arejado. O solo deve ser argiloso (barrento e pesado), humoso, mas muito bem drenado. As rosas preferem clima frio.
Todas as roseiras devem ser podadas uma vez por ano, no inverno para estimular a floração. Retire todos os galhos secos, velhos ou mal formados, corte sempre na diagonal com uma boa tesoura de poda sempre um centímetro acima da gema mais próxima. Esta tesoura deve ser esterilizada a fogo (alguns apaixonados usam maçarico).
Se você pretende multiplicar suas roseiras uma maneira prática e doméstica é por estacas. Elas devem ser feitas no outono ou no inverno, corte com 25 cm de comprimento, com um canivete esterilizado, retire todos os espinhos e gemas menos a primeira. Plante as estacas num canteiro a uma distancia de 10 cm uma da outra, em aproximadamente 6 meses as mudas estão prontas para ser transplantadas para o local definitivo.
As rosas costumam ser atacadas por cochonilhas e pulgões, é necessário tomar as medidas sanitárias já comentadas em outros artigos. Leia o artigoManejo caseiro de doenças e pragas.
As rosas devem ser colhidas em botão, em horários frescos, em corte no sentido do comprimento e colocadas com água em local fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails