neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Agapanthus e Lírio amarelo


Agapanthus e Lírio amarelo

Não exigem muitos cuidados e resistem a pragas.


Aproveitando que ainda estamos na primavera, vamos indicar a vocês para observarem e se prepararem para organizar para o próximo ano canteiros perenes que darão flores com pouquíssimos cuidados já que são resistentes a pragas.
São os canteiros que formam manchas amarelas (Hemerocallis flava - lírio amarelo) e azuis e brancas (Agapanthus africanus-Agapanto). Essas plantas são formadas por divisão de touceiras, o que permite aumentá-las muito a cada ano a partir de uma matriz pequena. Elas devem plantadas em grupos formando canteiros que devem ficar de 7 a 10 centímetros acima do nível do gramado.
Para fazer um canteiro escolhe-se a área a ser plantada desenhando o formato de seus contornos e tamanho de acordo com a quantidade de mudas. Lembramos sempre que a cada ano é possível aumentar um canteiro que foi feito economicamente com poucas mudas, a partir de abril por multiplicação de touceiras. Para isso é preciso arrancar uma touceira já formada e dividir as diversas hastes, cada uma com sua parcela de raiz que formará um novo pé da planta. Quem quer iniciar um plantio pequeno pode prever o aumento do canteiro ano a ano ou formação de novos canteiros.
Para fazer um canteiro inicial de 1 metro quadrado, bastam apenas duas ou três caixas, para iniciar uma produção própria!
No começo do novo canteiro é preciso regas freqüentes e após as mudas estarem pegas ela não exigirá maiores cuidados do que regas esporádicas e adubação com adubo animal bem curtido ou adubo químico NPK ou farinha de ossos em pequenas quantidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails