neve

sábado, 8 de janeiro de 2011

AS CRIANÇAS E AS VERDURAS

Uma Pesquisa sobre Hábitos Alimentares na Infância e Adolescência, (Estudo Enkid, 1998-2000) em que participaram mais de 3500 indivíduos com idades compreendidas entre os 2 e os 24 anos, informou que o consumo de frutas e verduras entre as crianças e adolescentes é insuficiente, o que não é novidade apesar da sua transcendência.
Um plano dietético equilibrado permite às crianças alcançar o seu crescimento e o seu potencial de desenvolvimento máximos. Além disso, ajuda-as a evitar doenças importantes na idade adulta. Portanto, há que apostar em educar as crianças em sabores diferentes e variados, que lhes permitam desfrutar de uma alimentação rica, variada e saudável.
Embora as preferências pelos alimentos devam ser respeitadas, e se devam ter em conta ao planear os menus, não se deve permitir que seja sempre a criança a ditar os pratos a serem confeccionados. Se a gama dos alimentos que se incluem nos menus familiares for ampla, a criança tem mais possibilidades de variar e é muito mais fácil que aceite um maior número de alimentos. Pelo contrário, se os hábitos alimentares familiares se afastam das recomendações quanto à frequência de consumo de alimentos ou incluam uma escassa variedade (apenas dois ou três tipos de verduras e/ou frutas), torna-se difícil para a criança entender que deve comer de tudo. O exemplo dos costumes alimentares que tenha em criança marcará, com quase toda a segurança, os seus hábitos alimentares para o resto da vida.

Como fazer
para que comam... e gostem!
Os seguintes conselhos podem ajudá-lo a aumentar o consumo destes alimentos em todas as refeições dos seus filhos.
¸ 
Boa apresentação e coloridos que reforcem o atractivo. É um incentivo para crianças e jovens. Chama mais a sua atenção e torna-se mais apetitoso.
¸ 
Procure que o seu filho comece o dia comendo frutas. Um copo de sumo de fruta variada dar-lhe-á um começo de dia delicioso e energético e, além disso, acrescentará uma boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais, e nada de gorduras.
¸ 
Meta-lhe sempre na mochila uma maçã, uma laranja, uma pêra, uma banana ou um saquinho de frutos secos.
¸ 
Mantenha as frutas e os vegetais ao seu alcance. Assegure-se de que estão visíveis quando a criança abrir o frigorífico. Se os vir, é mais possível que os coma.
¸ 
Junte frutas e verduras cortadas ou em puré a outros pratos. Por exemplo: pudim de espinafres e queijo, esparguete com cogumelos, arroz com verduras... Utilize as verduras picadas muito finas ou raladas.
¸
 Utilize puré de verduras para engrossar sopas e acrescentar sabor.
¸ 
Prepare sobremesas doces com hortaliças (tarte de cenouras, bocadinhos de abóbora doce...) ou com frutas (biscoitos recheados com fruta, pastéis de maçã, iogurte gelado com kiwi, morangos, etc.).
¸ 
Corte os vegetais em formas curiosas. Torna-os mais apetecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails