neve

segunda-feira, 18 de abril de 2011

TEMPEROS COM PLANTAS MEDICINAIS


Temperos com plantas medicinais

Tempere com saúde.


Você sabia que muitos temperos conhecidos do nosso dia a dia são considerados plantas medicinais? Ervas como a cebolinha e o coentro, além de deixarem os pratos mais gostosos, também trazem benefícios a nossa saúde. Essas plantas são de fácil cultivo, o que permite a elas que se desenvolvam bem mesmo dentro de casa.
A seguir, você poderá conhecer um pouco mais sobre as propriedades medicinais e de cultivo de um mix interessante de temperos para plantar em sua casa.

Cebolinha verde (Allium fistulosum)


Conhecida como cebolinha é usada como tempero nos mais variados tipos de pratos. Rica em vitaminas A, C, cálcio e fósforo, auxilia na digestão e no sistema imunológico.
Dicas de cultivo - A cebolinha é uma planta perene que deve ser colhida rente à parte branca do talo, perto de suas raízes, para que torne a brotar com facilidade. As regas devem ser diárias, no início da manhã ou no final da tarde. A planta deve ficar protegida do vento e da incidência excessiva de sol e ser adubada a cada seis meses.

Coentro português (Coriandrum sativum)



Esta erva pode ser utilizada como tempero na preparação de diversos pratos e também pode ter suas folhas mergulhadas em infusão para aliviar problemas hepáticos, estomacais e de gases.
Dicas de cultivo - Germina entre 7 e 21 dias depois de plantada. As folhas podem ser apanhadas quando as plantas atingirem 10 cm de altura, o que ocorre cerca de um mês depois do plantio. As regas devem ser diárias para que a terra mantenha-se úmida.

Manjericão (Ocimum basilicum)




Usado principalmente como tempero em molhos e ensopados, a folha dessa erva também pode ser utilizada como chá contra o mau hálito e para aliviar desconfortos gastrointestinais.
Dicas de cultivo - Em condições naturais, essa herbácea pode ser considerada perene, podendo ter suas folhas colhidas o ano todo. Para tanto, é preciso regá-las diariamente e prover boa drenagem do solo que deve ser rico em nutrientes. Recomenda-se adubá-las a cada três meses.

Orégano (Origanum vulgare L.)

Usado como tempero, pode ter suas folhas e flores secas usadas também no preparo de chás que estimulam as funções gástricas e biliares, além de provocar ou regular a menstruação.
Dicas de cultivo - É importante que a planta receba doses diárias de água e luz solar. A coleta das folhas é feita no inicio da floração da planta.
As pimentas 

Rica em vitamina C é digestiva, cria resistências no organismo e age contra enxaquecas.
Dicas de cultivo - As pimentas preferem solos mais profundos e bem drenados. Se estiverem plantadas em saquinhos, transplante-as quando tiverem cinco folhas ou 10 centímetros. As pimentas poderão ser colhidas cerca de 50 dias após a floração. A poda deve ser feita sempre ao término da produção.

Salsa crespa (Petroselinum crispum)

Usada como tempero deixa os pratos mais saborosos. A salsinha pode ser amassada e aplicada sobre picadas de insetos para amenizar a dor. Isso também vale para a salsa lisa (Petroselinum crispum).
Dicas de cultivo - As duas espécies mais conhecidas são a salsa crespa e a salsa lisa. É uma planta perene de fácil cultivo e brota novamente quando cortada. Mantenha o solo úmido e cuide para que a planta receba pelo menos três horas diárias de luz do sol.
É muito fácil cultivar esses temperos que além de gostosos e saudáveis compõem o paisagismo de sua casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails